Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Observando o Passado

Observando o Passado

Observando o Passado - as caminhadas do Ventor pelos trilhos dos milénios


No cabeçalho, o Taj Mahal, Amor de Pedra Feito, observado do rio Iamuna, o segundo rio sagrado dos indianos, considerado, desde 2018, um rio sem oxigénio, superpoluido.

crack.jpeg

Nem o crack dos cavaleiros, na Síria, resiste à malvadez de animais que se dizem homens


Tudo começou aqui, em  Adrão, na serra de Soajo. No dia 06 de Janeio de 1946, dia de inverno, aquecido pelos raios do meu amigo Apolo, o mundo recebia de braços abertos a chegada dum puto que veio a fazer as suas caminhadas pelos trilhos que o Senhor da Esfera lhe estendeu neste Planeta Azul

_________________________________________________________________________________________________________________________

Techo_de_Altamira_(replica)-Museo_Arqueológico_Na

O tecto da Gruta de Altamira, onde mãos de milénios nos deixaram em pinturas estas belas mensagens visuais.


O Ventor saiu das trevas ... para caminhar entre as estrelas.

Ele sonha, caminhando, que as estrelas continuam a  brilhar no céu, que o nosso amigo Apolo ainda nos dá luz e que o nosso mundo continua a ser belo e a fazer pinturas.

________________________________________________________________________________

Sutton Hoo

2008-05-17-SuttonHoo.jpg

O elmo de Sutton Hoo

Uma réplica do capacete encontrado na necrópole inglesa de Sutton Hoo, no leste da Inglatera, junto ao Mar do Norte

Sutton Hoo é uma localidade do leste da Inglaterra, na zona de Suffolk. Em 1939 descobriram lá duas necrópoles do séc. VI e VIII. Uma dessas necrópoles era um barco funerário intacto que continha vários artefactos da arte anglo-saxónica, achado muito importante para se conseguir uma melhor investigação sobre a idade média. É um grande achado arqueológico no Reino Unido.

Encontraram vários túmulos e uma elevação maior onde deveria estar algo relevante e que, após escavações, encontraram um barco da época.

Sutton_Hoo_helmet_2016DP.png

Este é o elmo encontrado no barco de Sutton Hoo

Os anglo-saxões habitaram a Grã-Bretanha desde o séc. V. Eram constituídos por tribos germânicas que migraram para a ilha a partir da Europa Continental, dos quais descenderam os saxões, frísios, jutos, anglos. Existiam por lá os bretões (celtas que, com mais ou menos lutas, se foram integrando com os invasores). O período anglo-saxão estende-se, historicamente, entre os anos 450 a 1060 ano em que foram conquistados por Guilherme da Normandia, após a batalha de Hastings. Como sabemos, a velha Inglaterra, foi um antro de lutas e guerras por toda a idade média, especialmente no caminhar da Alta Idade Média e na tentativa da formação dos seus vários reinos.

Há especialistas que acreditam que a necrópole do barco terá contido os restos mortais de Redualdo, rei da Ânglia Oriental, morto por volta de 624. As lendas do Rei Artur desenrolam-se por estas épocas da retirada dos romanos e das invasões dos povos anglo-saxões e as suas lutas são travadas contra os saxões invasores.

________________________________________________________________________________________________________

Caminhadas do Ventor, por Trilhos de Sonhos e de Ralidades, cujas histórias contou ao Quico e o Quico contou-as, para vós, brincando. Foi sob o Tecto do seu amigo Apolo que aprendeu a conhecer os seus amigos, ... como o deus nórdico Freyr e o seu javali Gullinbursti, entre outos

1 comentário

Comentar post