Sutton Hoo
O elmo de Sutton Hoo
Uma réplica do capacete encontrado na necrópole inglesa de Sutton Hoo, no leste da Inglatera, junto ao Mar do Norte
Sutton Hoo é uma localidade do leste da Inglaterra, na zona de Suffolk. Em 1939 descobriram lá duas necrópoles do séc. VI e VIII. Uma dessas necrópoles era um barco funerário intacto que continha vários artefactos da arte anglo-saxónica, achado muito importante para se conseguir uma melhor investigação sobre a idade média. É um grande achado arqueológico no Reino Unido.
Encontraram vários túmulos e uma elevação maior onde deveria estar algo relevante e que, após escavações, encontraram um barco da época.
Este é o elmo encontrado no barco de Sutton Hoo
Os anglo-saxões habitaram a Grã-Bretanha desde o séc. V. Eram constituídos por tribos germânicas que migraram para a ilha a partir da Europa Continental, dos quais descenderam os saxões, frísios, jutos, anglos. Existiam por lá os bretões (celtas que, com mais ou menos lutas, se foram integrando com os invasores). O período anglo-saxão estende-se, historicamente, entre os anos 450 a 1060 ano em que foram conquistados por Guilherme da Normandia, após a batalha de Hastings. Como sabemos, a velha Inglaterra, foi um antro de lutas e guerras por toda a idade média, especialmente no caminhar da Alta Idade Média e na tentativa da formação dos seus vários reinos.
Há especialistas que acreditam que a necrópole do barco terá contido os restos mortais de Redualdo, rei da Ânglia Oriental, morto por volta de 624. As lendas do Rei Artur desenrolam-se por estas épocas da retirada dos romanos e das invasões dos povos anglo-saxões e as suas lutas são travadas contra os saxões invasores.