Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Ventor observa o Passado

caminhando pela História

O Ventor observa o Passado

caminhando pela História

krak-of-chevaliers-1078528_960_720.jpg


O Crack des Chevaliers, na Síria, que já enfrentou tudo, até o Dayesh. Foi também conhecido como a Fortaleza dos Curdos (os primeiros a constuílo) e só no século XIX, passou a ser conhecido como Fortaleza dos Cavaleiros



O Ventor saiu das trevas ... para caminhar entre as estrelas. Ele sonha, caminhando, que as estrelas ainda brilham no céu, que o nosso amigo Apolo ainda nos dá luz e que o nosso mundo continua a ser belo. Ele vai ao encontro do Sol, tal como o vexilóide de Alexandre o Magno


? Bem, depois ... vamos caminhando!


Adrão e o Ventor
Caminhando por aí
Ventor e a África
O Cantinho do Ventor
Planeta Azul
A Grande Caminhada
A Arrelia do Quico
Os Amigos do Quico
Fotoblog do Quico
Fotoblog do Ventor
Fotoblog de Flores
Rádio Ventor
Pilantras com o Ventor
Fotoblog do Pilantras
Montanhas Lindas
Os Filhos do Sol
As Belezas do Ventor
Ventor entre as Flores

26.05.12

Granada


Ventor e Quico

Um pedaço de mundo, na Grande Caminhada do Ventor.

Reflexões sobre Granada, cidade Andaluz, Espanha, com fotos da minha amiga Wiki e vídeos do Youtube.

Granada na bela música de André Rieu

Granada é uma cidade espanhola da Andaluzia, capital da Provícia com o mesmo nome e calculam, os experts, ser uma zona habitada desde os tempos dos iberos, desde o séc. VIII A.C., embora tivessem sido descobertas muralhas defensivas, também, segundo os experts, desde o sé. VI A.C. Sendo assim, temos de admitir que esse local terá sido ocupado por povos ibéricos, pelo menos, desde essas datas.

Os romanos chamaram a essa localidade, Iliberis e fez parte do reino visigodo de Toledo até à tomada de grande parte da Península Ibérica, a partir de 711 D.C. data da invasão muçulmana.

Alhambra, uma beleza do nosso mundo, na bela Granada

Após a conquista da localidade existente, na sequência da invasão de 711 D.C., as forças árabes de Tarik, passaram a chamar-lhe Ilibira ou Elvira. No sé. XI (1013), três séculos depois da conquista, os árabes transferiram a capital de Medina Elvira (veio a ser Albacín e Alcazaba) para Medina Garnata (Medina Granada), em 1013. (Estas localidades situam-se geograficamente entre 700 a 800 mt de altitude).

Para além dos progressos da cidade de Granada no âmbito cultural, levado a cabo pela influência das três grandes civilizações, Muçulmanos, Judeus e Cristãos, ela foi uma pérola no mundo ibérico, do qual passou a fazer parte total, desde 1492, quando foi tomada pelos reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão que comandaram forças poderosas, constituídas pelo exército espanhol e por mercenários provindos de várias países europeus, especilamente ingleses e suissos, entre outros.

 
Arco de Elvira
 
O arco de Elvira, o primeiro local que, segundo dizem os experts, foi o primeiro a ser ocupado pelos povos ibéricos, bem antes dos romanos e a que os romanos deram o nome de Iliberis.
Antes da chegada dos árabes à Penísnsula Ibérica, existiam no local que é a Granada de hoje, três povoados com os nomes de Iliberis onde mais tarde, no tempo dos árabes vieram a existir o Albaicín e Alcazaba que foi rodeada por muralhas.
Na colina frente a Alcazaba ficava o bairro de Iliberis - Garnata.
Existia também o povoado de Castilla a cerca d 10 kms, aproximadamente.
Uma das características de influência árabe no bairro de Albaicín, foi o fornecimento de água potável através de poços, que parece ainda existirem alguns, ainda hoje.
 
 
Alhambra e Albaicín
 
Vista de Albaicín, o Bairro Árabe com origem na velha localidade de Elvira, a Iliberis romana.
 
 
Muralha Ziri
 
A muralha de Ziri é uma muralha que tinha por objectivo a defesa da cidade de Granada.
 
 
Alhambra vista desde o bairro de Albaicín à noite.
 
 
Vista panorâmica da cidade de Granada da autoria de Citizen59, foto da Wikipédia. Este archivo se encuentra bajo la licencia Creative Commons Genérica de Atribución/Compartir-Igual 3.0 Uma visão da cidade de Granada, vista desde o Alhambra
 
Um dia, partimos da Amadora rumo a terras de Espanha. Mais uma vez, com mais uma bela passagem pela linda cidade de Córdoba, outra das pérolas de influência árabe em teras de All-Andaluz.
Porém, desta vez, não tinhamos tempo para perder, mais uma vez, a apreciar a sua bela Mesquita, porque estava fechada e rumamos para a bela cidade de Granada com o objectivo de observarmos o lindo Alhambra e a bela sierra Nevada.
Só saberei em que ano foi quando encontrar as minhas fotos. Já tinha havido uma outra vez que não deu para apreciar o belo Alhambra, passamos à margem mas, desta vez, num ano de algures, também esteve por um fio, devido ao calor. Por isso, tínhamos dois pontos fundamentais em conta: "o tempo de fila na bilheteira e o calor que se adivinhava". A fila tornou-se longa mas estava célere e o calor logo se via. Para mim foi o mais belo tempo que passei por terras de Espanha, nesse dia, por Alhambra, comparável com outros monumentos, estes naturais, os Picos da Europa. Granada é um monumento feito pelas mãos dos homens e os Picos da Europa, feitos pelas mãos de Deus.
 

 
Um vídeo do Youtube que nos mostra algumas das maravilhas do Alhambra e da bela cidade de Granada, bem como algumas vistas da linda sierra Nevada
 
Voltarei a falar, por aqui, da bela cidade de Granada e do belo Alhambra.


Caminhadas do Ventor, por Trilhos de Sonhos e de Ralidades, cujas histórias contou ao Quico e o Quico contou-as, para vós, brincando. Foi sob o Tecto do seu amigo Apolo que aprendeu a conhecer os seus amigos, ... como o deus nórdico Freyr e o seu javali Gullinbursti, entre outos

1 comentário

Comentar post